(41) 3206-3813 | RUA PARAGUASSÚ, 364 – cj.02 – ALTO DA GLÓRIA – CURITIBA-PR | denardi@konaseg.com.br

Segurança do Trabalho

Engenharia da Segurança do Trabalho

 

PPRA/NR-09 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (físicos, químicos e biológicos).

 

Aplicações para as empresas:

A elaboração e implementação deste programa é obrigatória pelo empregador, visando a preservação da saúde e integridade de seus colaboradores. Um dos principais programas da Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho, pois deve estar articulado com as demais NR.

 

PCMSO/NR-07 - Programa De Controle Médico e Saúde Ocupacional

 

Aplicações para as empresas:

Obrigatório por lei, este programa tem caráter preventivo, pois rastreia e diagnostica precocemente agravos à saúde relacionados ao trabalho. Especialmente articulado com o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).

 

 LTCAT - Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho

 

Aplicações para as empresas:

O objetivo desta atualização é atender as normas do Instituto Nacional de Seguro Social – INSS, quanto à aposentadoria especial do Ministério do Trabalho e Emprego. A Lei nº. 9.032 (29/04/1995) institui o Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho – LTCAT que é a avaliação dos agentes físicos, químicos e biológicos ou associação de agentes encontrados nos ambientes de trabalho prejudiciais à integridade física, considerados para fins de concessão da aposentadoria especial.

 

PCMAT/NR18 – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

 

Aplicações para as empresas:

Sua elaboração é obrigatória em estabelecimentos da construção civil com 20 trabalhadores ou mais em canteiro de obra. É um programa que visa adoção de medidas preventivas contra acidentes e doenças do trabalho. Contempla proteção das áreas de vivência, instalações elétricas, máquinas e equipamentos, sinalização correta na obra, procedimentos emergenciais em caso de acidentes, adoção correta de EPI’s (equipamentos de proteção individual) e EPC’s (equipamentos de proteção coletiva).

GERENCIAMENTO DE RISCOS

Define a natureza dos riscos nas empresas, identificando todos os perigos, priorizando a análise destes riscos, sua avaliação e consequências, e o seu devido tratamento. Desta forma, podemos elaborar um Plano de Ação para controle, bem como, seu acompanhamento, utilizando para isso, ferramentas como check-list, laudos de inspeção, análise preliminar de riscos- APR, análise de operabilidade e riscos – HAZOP, análise de modos e falhas e efeitos – FMEA, adaptando sempre a melhor ferramenta às peculiaridades da Organização.

 

PLANOS DE EMERGÊNCIA

Os planos de emergência auxiliam no controle e redução de possíveis impactos dos acidentes sobre pessoas, as instalações próprias e de terceiros, bem como, sobre o meio ambiente. Realizamos Planos de Emergência sempre visando estabelecer respostas rápidas e eficientes diante da ocorrência de situações de sinistros, utilizando o pessoal próprio capacitado da organização e com articulados dos demais órgãos externos, fiscalizadores e apoiadores.

 

LAUDO TÉCNICO DE ATIVIDADE PERICULOSA/NR-16

Laudo com características periciais que define na organização, as atividades em condições de periculosidade que asseguram ao trabalhador exposto, o adicional de 30% sobre o salário base. As atividades com possibilidade de percepção deste adicional envolvem (explosivos, inflamáveis, radiações ionizantes, eletricidade e nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial). Permitirá o mapeamento preciso das atividades e colaboradores que precisam receber o adicional, evitando assim, passivos trabalhistas, bem como redução do risco de acidentes nestas áreas.

 

LAUDO TÉCNICO DE ATIVIDADE INSALUBRE/NR-15

São consideradas insalubres, as atividades ou operações que por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, expõem o empregado a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância previstos na NR-15, determinados em razão da natureza, da intensidade do agente e o tempo de exposição aos seus efeitos. O exercício de trabalho em condições insalubres assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo da região.

 

PPP – Perfil Profissiográfico Profissional

O PPP é um histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos e registros ambientais correspondentes a todo o período em que este exerceu suas atividades na empresa. O PPP tem como principal finalidade comprovar as condições para concessão de Aposentadoria Especial e deverá ser elaborado e mantido atualizado pela empresa que deverá fornecer aos seus colaboradores no momento da rescisão do contrato de trabalho. O Perfil Profissiográfico Profissional é elaborado com base na IN 99 (Instrução Normativa) do INSS e suas atualizações.

 

PPR – PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA

Baseado na Instrução Normativa I.N n 1 de 11/04/94 do Ministério do Trabalho e do Emprego – MTE, da NR-09, NR-06, e CLT, o Programa de Proteção Respiratória – PPR, tem a finalidade de adequar e organizar a utilização correta de equipamentos de proteção respiratória, garantindo assim, completa proteção do trabalhador contra riscos existentes nos ambientes de trabalho, sendo: biológicos, gases, vapores ou poeiras. Realizamos o relatório do PPR e treinamentos, por pessoa qualificada conforme legislação vigente do MTE.

 

AUDITORIA DE NR’s:

Auditoria para gestão de todas as Normas Regulamentadoras em Empresas. Elaboramos um diagnóstico completo da situação de conformidade com as normas legais e propomos um plano de ação para atendimento legal.

 

PRONTUÁRIO EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS / NR-20:

Elaboração de projeto das instalações com áreas classificadas, plano de emergência, treinamento, procedimentos para todos os processos do Posto Revendedor, análises de risco, prontuário completo das instalações para atendimento do Ministério do Trabalho.

 

PERÍCIAS TRABALHISTAS:

Fornece suporte ao trabalho judiciário em diversas questões dos operadores de Direito, trabalhando com experiência de 15 anos nas questões de periculosidade e insalubridade, agindo com ética, como experts nas especificidades técnicas da disputa judicial. Atuação como perito nomeado pelo Juiz do Trabalho ou assistência técnica à Empresas.

 

GESTÃO PARA IMPLANTAÇÃO DA NR-36: SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM EMPRESAS DE ABATE E PROCESSAMENTO DE CARNES E DERIVADOS E PESCADOS.

Elaboração de diagnóstico situacional dos postos de trabalho, maquinário com ênfase na NR-12 e NR -17, equipamentos e ferramentas, EPI’s, gestão de riscos, PPRA e PCMSO com ênfase na NR-36, planos de ação e treinamentos.

 

GESTÁO DE SEGURANÇA E SAÚDE EM MINERAÇÃO / NR-22:

Elaboração de Planos de emergência, Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR, com avaliação quantitativa de poeira, plano de proteção respiratória – PPR.